Notícias de saúde

Diagnóstico de TDHA pode não melhorar qualidade de vida de adolescentes

11 de janeiro de 2023 (Bibliomed). O diagnóstico adequado do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) pode melhorar alguns desfechos de curto prazo em crianças e adolescentes, mas pouco se sabe sobre a associação de um diagnóstico com sua qualidade de vida. Não está claro quanto dos resultados negativos associados ao TDAH em crianças podem ser atribuídos ao comprometimento resultante da própria condição e quanto é devido ao efeito de rotulagem do diagnóstico de TDAH.

Em um novo estudo, pesquisadores buscaram comparar a qualidade de vida em adolescentes com e sem diagnóstico de TDAH.

Neste estudo de coorte, 393 adolescentes com diagnóstico de TDAH relataram uma qualidade de vida (tanto geral como em 3 subdomínios) semelhante, mas resultados significativamente piores para 5 outros aspectos da qualidade de vida em comparação com 393 adolescentes pareados com níveis semelhantes de comportamentos hiperativos/desatentos, mas sem diagnóstico de TDAH.

Os achados sugerem que o diagnóstico de TDAH na infância pode não resultar em melhorias nas medidas de qualidade de vida em adolescentes e pode impactar negativamente alguns resultados, como risco de automutilação.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.36364.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários