Notícias de saúde

Fapesp Deve Anunciar em 60 Dias Novos Passos que Envolvem o Projeto Genoma

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo deve anunciar nos próximos 60 dias, o primeiro passo da ciência do genoma – coleção de genes: o genoma estrutural . O objetivo é estudar as proteínas cujas receitas se encontram nos genes – neste caso a parte estrutural do genoma do câncer.

O projeto da Fapesp vai selecionar primeiramente em torno de 50 genes identificados pelo projeto Genoma Câncer. Os genes que serão selecionados estão entre os que codificam alguma proteína que tenha papel importante no desenvolvimento da doença, ou aqueles que não possuem função conhecida.

O diretor da Fapesp, José Fernando Perez explicou que a análise da estrutura tridimensional deverá ser feita pelo Laboratório Nacional de Luz Síncroton, na cidade de Campinas, com os padrões gerados por este tipo de luz que ao incidir sobre a amostra, permitirá aos cientistas determinar a estruturas de várias moléculas. A Fapesp pretende ainda criar uma rede de informações entre os laboratórios participantes, como foi feito para os outros projetos genomas da Fundação.

Nos casos considerados clássicos de sequenciamento ou leitura, se busca as seqüências das letras A,C,G e T - que são parte do genoma. Já no caso de um projeto estrutural, a finalidade é determinar a forma tridimensional das proteínas que são consideradas os produtos finais contido nos genes. A partir disso, é possível investigar o seu funcionamento.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários