Notícias de saúde

Sintomas de TDAH na infância podem indicar outros transtornos na vida adulta

05 de agosto de 2022 (Bibliomed). Os sintomas do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância (TDAH), especialmente a impulsividade, estão associados ao desenvolvimento do transtorno de personalidade limítrofe (TPL) mais tarde na vida. As crianças que apresentam falta de controle de impulsos, com ou sem diagnóstico formal de TDAH, podem estar em risco de TPL mais tardiamente na vida.

Como o TDAH e o TPL compartilham fatores de risco genéticos e ambientais, acredita-se que o TDAH na infância seja um precursor do TPL em adultos. De fato, não apenas as crianças com TDAH apresentam risco aumentado para TPBL, mas a gravidade dos sintomas do TDAH se correlaciona com a gravidade dos sintomas do TPL.

Adultos com TPL são usuários desproporcionais de recursos de saúde e apresentam risco aumentado de suicídio; portanto, o reconhecimento e a intervenção precoces de indivíduos em risco são mandatórios.

Um novo estudo obteve dados de uma coorte nacional (n = 13.300) com base em relatos dos pais de sintomas de TDAH na infância e diagnóstico de TPL na idade adulta.

Nos resultados, verificou-se que a gravidade dos sintomas de TDAH na infância foi associada ao TPL (HR=1,47). Porém das 3 subdimensões do TDAH, apenas a impulsividade teve associação estatisticamente significativa com o TPL (HR=1,46). Os HRs de desatenção e hiperatividade foram 1,15 e 0,94, respectivamente. Houve associações fracas entre automutilação e abuso de substâncias e a pontuação total de TDAH.

Assim, na prática, as descobertas do estudo podem ser úteis para médicos e formuladores de políticas tomarem decisões informadas ao priorizar recursos de saúde.

Fonte: Acta Psychiatrica Scandinavica. DOI: 10.1111/acps.13476.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários