Notícias de saúde

Vitamina D não é eficaz na prevenção do diabetes tipo 2

04 de julho de 2022 (Bibliomed). Embora a vitamina D possa ter outros benefícios, a prevenção do diabetes tipo 2 em adultos de alto risco não parece ser um deles. Um novo estudo japonês não encontrou diferença significativa entre os participantes do estudo que usaram um suplemento vitamínico e aqueles que tomaram placebo.

Realizado na Universidade de Saúde Ocupacional e Ambiental em Kitakyushu, no Japão, o estudo avaliou se o eldecalcitol (uma forma ativa de vitamina D usada para tratar a osteoporose no Japão) poderia reduzir o risco de diabetes tipo 2 em 630 indivíduos com intolerância à glicose. Eles foram comparados com 626 participantes que receberam placebo.

Os resultados mostraram que cerca de 12,5% do grupo eldecalcitol desenvolveu diabetes em comparação com 14% do grupo placebo. Os níveis de açúcar no sangue voltaram ao normal em cerca de 23% do grupo eldecalcitol e 20% dos outros. O estudo também encontrou um aumento significativo nas densidades minerais ósseas da região lombar e do quadril em indivíduos que tomaram vitamina D.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2021-066222.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários