Notícias de saúde

Amamentação pode aumentar a inteligência das crianças

28 de junho de 2022 (Bibliomed). Que a amamentação traz vários benefícios para a saúde de crianças, não é novidade, mas agora um novo estudo mostrou que ela pode deixar a criança mais inteligente.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que bebês que foram amamentados por seis meses ou mais pontuaram mais em testes que medem habilidades de relações verbais e espaciais até os 14 anos, quando comparados com crianças que não foram amamentadas quando bebês.

Os pesquisadores explicam que o leite materno contém ácidos graxos poliinsaturados e micronutrientes, que auxiliam no desenvolvimento do cérebro. Ele também contém microRNAs, que são pedaços de código genético encarregados de programar nossos cérebros para se desenvolver e funcionar corretamente.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam mais de 7.800 bebês nascidos no Reino Unido de 2000 a 2002 até completarem 14 anos. Vinte e três por cento dos bebês foram amamentados por seis meses ou mais, e cerca de 34% não foram amamentados. As crianças fizeram testes medindo habilidades de relações verbais e espaciais quando tinham 5, 7, 11 e 14 anos. As pontuações nos testes foram maiores entre as crianças que foram amamentadas por mais tempo, mesmo quando os pesquisadores ajustaram para outros fatores.

É recomendada a amamentação exclusiva por cerca de seis meses, seguida de amamentação continuada à medida que os alimentos são introduzidos por um ano ou mais. A amamentação prolongada está associada a uma longa lista de potenciais benefícios para a saúde, incluindo menor risco de infecções e algumas doenças. Os pesquisadores ressaltam que nem todas as mulheres podem amamentar, e isso não significa que seus filhos estarão em desvantagem, isso porque os ganhos potenciais na capacidade cognitiva entre crianças amamentadas por vários meses seriam equivalentes a apenas 2-3 pontos de QI na escala de QI usual, em que a média é 100.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0267326.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários