Notícias de saúde

Crianças amamentadas têm melhores resultados escolares

21 de novembro de 2023 (Bibliomed). Crianças que são amamentadas por mais tempo parecem ser mais propensas a obter resultados ligeiramente melhores em exames escolares de qualificação acadêmica aos 16 anos, em comparação com crianças não amamentadas, sugere um estudo publicado online na revista Archives of Disease in Childhood.

A evidência de melhores resultados educacionais ainda é aparente mesmo quando vários fatores são levados em consideração, como o status socioeconômico das pessoas e a inteligência de seus pais.

Estudos anteriores sugeriram que as crianças amamentadas por mais tempo melhoraram os resultados educacionais mais tarde na vida. No entanto, estes são relativamente escassos e a maioria não levou em consideração os fatores potenciais que poderiam influenciar os resultados, como o fato de que mães de nível socioeconômico mais alto ou com pontuações de inteligência mais altas têm maior probabilidade de amamentar seus filhos por mais tempo e ter filhos que crescem mais. resultados em exames.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford, portanto, começou a analisar dados de um grande grupo de crianças britânicas incluídas no Millennium Cohort Study, que incluiu 18.818 crianças nascidas em 2000-2002 vivendo no Reino Unido e que foram acompanhadas aos três, cinco, sete, 11, 14, 17 e 22 anos.

Esses dados foram vinculados ao National Pupil Dataset, que armazena dados acadêmicos longitudinais de alunos matriculados em escolas estaduais inglesas.

Para o novo estudo, os pesquisadores analisaram um grupo nacionalmente representativo de 4.940 participantes da Inglaterra com até 16 anos de idade e analisaram os resultados de seus exames padronizados de educação secundária (estabelecidos pelo Departamento de Educação Inglês), especificamente seu Certificado Geral de Educação Secundária (GCSEs) nas matérias de Língua Inglesa e Matemática. O escore 8 de aproveitamento, que é a soma de todos os GCSEs realizados pelas crianças, também foi analisado.

Cerca de um terço (32,8%) das participantes nunca foi amamentado, e o restante foi amamentado por períodos diferentes. Apenas 9,5% foram amamentadas por pelo menos 12 meses.

A análise dos resultados mostrou que a amamentação mais longa foi associada a melhores resultados educacionais.

Apenas cerca de um quinto (19,2%) das crianças que foram amamentadas por pelo menos 12 meses reprovaram no GCSE em inglês, em comparação com 41,7% das que nunca foram amamentadas, enquanto 28,5% das que foram amamentadas por pelo menos 12 meses obtiveram uma aprovação alta (notas A e A*) em comparação com 9,6% entre as crianças não amamentadas.

Para o GCSE de Matemática, apenas 23,7% das crianças que foram amamentadas por pelo menos 12 meses falharam no teste em comparação com 41,9% das que nunca amamentaram, enquanto 31,4% das que foram amamentadas por pelo menos 12 meses obtiveram uma aprovação alta (notas A e A*) em comparação com 11% entre as crianças não amamentadas.

Depois de levar em consideração os fatores de confusão, a associação geral mostrou que, em comparação com as crianças que nunca foram amementadas, as crianças amamentadas por pelo menos 12 meses tiveram 39% mais chances de alta aprovação em ambos os exames e 25% menos chances de serem reprovadas no exame de inglês.

Além disso, aquelas amamentados por mais tempo tiveram um desempenho geral melhor em seus GCSEs do que aquelas que nunca foram amamentadas.

Os autores da pesquisa disseram que suas descobertas foram nacionalmente representativas para crianças matriculadas em escolas públicas na Inglaterra, e o grande tamanho da amostra permitiu que eles detectassem diferenças de resultados entre vários grupos de duração da amamentação.

Fonte: Archives of Disease in Childhood. DOI: 10.1136/archdischild-2022-325148.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários