Notícias de saúde

Nova pesquisa pode explicar os efeitos inesperados dos analgésicos comuns

23 de junho de 2022 (Bibliomed). Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e a aspirina, são amplamente utilizados para tratar a dor e a inflamação. Mas mesmo em doses semelhantes, diferentes AINEs podem ter efeitos inesperados e inexplicáveis ??em muitas doenças, incluindo doenças cardíacas e câncer.

Até agora, acreditava-se que os efeitos anti-inflamatórios dos AINEs surgiam apenas pela inibição de certas enzimas. Mas esse mecanismo não é responsável por muitos resultados clínicos que variam entre a família de medicamentos. Por exemplo, alguns AINEs previnem doenças cardíacas enquanto outros as causam, alguns AINEs têm sido associados à diminuição da incidência de câncer colorretal e vários AINEs podem ter uma ampla gama de efeitos sobre a asma.

Agora, um novo estudo liderado descobriu um processo anteriormente desconhecido pelo qual alguns AINEs afetam o corpo. A descoberta pode explicar por que AINEs semelhantes produzem uma série de resultados clínicos e podem informar como os medicamentos serão usados ??no futuro.

O estudo foi publicado em 18 de maio de 2022 na revista Immunity. No estudo, usando culturas de células e camundongos, os pesquisadores descobriram um mecanismo distinto pelo qual um subconjunto de AINEs reduz a inflamação. E esse mecanismo pode ajudar a explicar alguns desses efeitos curiosos.

A pesquisa mostrou que apenas alguns AINEs – incluindo indometacina, que é usada para tratar artrite e gota, e ibuprofeno – também ativam uma proteína chamada fator nuclear eritróide 2 relacionado ao fator 2, ou NRF2, que, entre suas muitas ações, desencadeia anti-inflamatórios no organismo.

A equipe de pesquisa não pode dizer com certeza que os efeitos inesperados dos AINEs são devidos ao NRF2 – isso exigirá mais pesquisas. Mas acredita-se que essas descobertas sugiram isso.

Essa descoberta ainda precisa ser confirmada em humanos, observam os pesquisadores. Mas se for, as descobertas podem ter impactos sobre como a inflamação é tratada e como os AINEs são usados.

Fonte: Yale News. Press-release. 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários