Notícias de saúde

Não usar mídias sociais pode melhorar sintomas de doenças mentais

30 de maio de 2022 (Bibliomed). Nos últimos 15 anos, as mídias sociais revolucionaram a forma como nos comunicamos, com destaque para o enorme crescimento que as principais plataformas têm observado. No Reino Unido, o número de adultos que usam mídias sociais aumentou de 45% em 2011 para 71% em 2021. Entre 16 e 44 anos, 97% usam mídias sociais e a rolagem é a atividade online mais realizada.

Pedir às pessoas que parem de usar as mídias sociais por apenas uma semana pode levar a melhorias significativas em seu bem-estar, depressão e ansiedade e pode, no futuro, ser recomendado como uma forma de ajudar as pessoas a melhorar sua saúde mental, dizem os autores de um novo estudo.

O estudo, realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bath (Reino Unido), estudou os efeitos na saúde mental de uma pausa de uma semana nas redes sociais. Para alguns participantes do estudo, isso significava liberar cerca de nove horas da semana que, de outra forma, seriam gastas no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Os resultados – publicados na revista norte-americana Cyberpsychology, Behavior and Social Networking – sugerem que apenas uma semana de folga nas mídias sociais melhorou o nível geral de bem-estar dos indivíduos, além de reduzir os sintomas de depressão e ansiedade.

Para o estudo, os pesquisadores alocaram aleatoriamente 154 indivíduos com idades entre 18 e 72 anos, que usavam mídias sociais todos os dias, em um grupo de intervenção em que foram solicitados a parar de usar todas as mídias sociais por uma semana ou em um grupo de controle, onde poderiam continuar rolando normalmente. No início do estudo, os escores de linha de base para ansiedade, depressão e bem-estar foram obtidos.

Os participantes relataram gastar uma média de 8 horas por semana nas mídias sociais no início do estudo. Uma semana depois, os participantes que foram convidados a fazer uma pausa de uma semana tiveram melhorias significativas no bem-estar, depressão e ansiedade em relação aos que continuaram a usar as mídias sociais, sugerindo um benefício a curto prazo.

O presente estudo mostra que pedir às pessoas que parem de usar as mídias sociais por 1 semana leva a melhorias significativas no bem-estar, depressão e ansiedade. Pesquisas futuras devem estender isso para populações clínicas e examinar os efeitos a longo prazo.

A equipe agora quer aproveitar o estudo para ver se fazer uma pequena pausa pode ajudar diferentes populações (por exemplo, pessoas mais jovens ou pessoas com problemas de saúde física e mental). A equipe também deseja acompanhar as pessoas por mais de uma semana, para ver se os benefícios duram ao longo do tempo. Se assim for, no futuro, eles especulam que isso poderia fazer parte do conjunto de opções clínicas usadas para ajudar a gerenciar a saúde mental.

Fonte: Cyberpsychology, Behavior and Social Networking. DOI: 10.1089/cyber.2021.0324.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários