Notícias de saúde

Uso de redes sociais à noite pode dificultar o sono

24 de novembro de 2023 (Bibliomed). Uma equipe de psiquiatras da Universidade de Duke e da Universidade de Yale descobriu o que eles descrevem como uma associação causal entre o uso noturno de redes sociais e a dificuldade em conseguir dormir. Em seu estudo, relatado na revista Sleep Medicine, o grupo rastreou o uso de mídia social e atrasou os padrões de sono de 44.000 usuários da rede social Reddit.

Pesquisas anteriores mostraram que a exposição à luz azul, como a emitida por telefones e tablets, pode levar a problemas de sono porque interfere na produção de melatonina. Neste novo estudo, os pesquisadores descobriram que postar em um site de mídia social antes da hora normal de dormir pode atrasar o horário em que as pessoas vão dormir.

A equipe se perguntou se as postagens nas redes sociais poderiam estar interferindo nos padrões normais de sono das pessoas, especialmente à noite. Para descobrir, eles realizaram uma análise exaustiva dos dados no site de mídia social Reddit. Assim como em outros sites de mídia social, os usuários do Reddit podem postar comentários ou links para o conteúdo e comentar o que outros postaram.

Ao todo, a equipe de pesquisa analisou 120 milhões de postagens feitas por 44 mil usuários no site durante um período de 15 anos. Eles foram capazes de estabelecer o que descreveram como hora normal de dormir para usuários frequentes do site, o que lhes permitiu medir o impacto da postagem nas mídias sociais antes da hora normal de dormir.

Os pesquisadores descobriram que, se um usuário postasse no site aproximadamente uma hora antes da hora normal de dormir, era muito mais provável que ficasse acordado depois da hora normal de dormir - em média, ele ainda estava acordado após a postagem, de uma a três horas depois do horário normal de dormir. E se postaram várias vezes antes da hora normal de dormir, ficaram acordados até mais tarde.

Os autores da pesquisa sugerem que um aumento nos níveis de dopamina devido à antecipação de uma resposta de outros usuários no site pode dificultar o relaxamento e o sono dos usuários. Pesquisas anteriores mostraram que um aumento nos níveis de dopamina contribui para a atividade mental e o estado de alerta, nenhum dos quais leva ao sono.

Fonte: Sleep Medicine. DOI: 10.1016/j.sleep.2023.04.021.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários