Notícias de saúde

Banco de Dados Portátil Reduz Risco de Reação Adversa

Por Joene Hendry

NOVA YORK (Reuters Health) - Um guia portátil de drogas de referência pode ajudar os médicos a evitar uma ou mais reações adversas de drogas em seus pacientes a cada semana, relataram pesquisadores.

A equipe de Jeffrey M. Rothschild do hospital Brigham e do Womens's Hospital, em Boston (Massachusetts), realizou uma pesquisa online durante sete dias com aproximadamente 3.000 profissionais médicos que fizeram um download prévio do qRx, um banco de dados de drogas de referência para ser usado em computadores portáteis. As informações no equipamento são atualizadas semanalmente.

No total, 870 clínicos (74 por cento) e estudantes de medicina (26 por cento) responderam ao levantamento. Cerca de 46 por cento disseram que as informações no banco de dados afetaram três ou mais de suas decisões sobre prescrições por semana. Cerca de metade achou que o equipamento evitou uma ou mais reações adversas de drogas por semana em seus pacientes.

Do total, 81 por cento dos usuários disseram que o qRx melhorou suas decisões relacionadas a drogas e que seu uso resultou em uma diminuição de 92 por cento da utilização de outras drogas de referência.

Os pesquisadores apresentaram o trabalho no encontro anual da American Medical Informatics Association (Associação Americana de Informática Médica), em Los Angeles (Califórnia).

O produto é um banco de dados confiável sobre interações de medicamentos, oferecido gratuitamente para clínicos e profissionais médicos, disse à Reuters Health um dos autores do estudo, Thomas H. Lee, que também trabalha para a ePocrates Inc., de San Carlos (Califórnia).

"A prática padrão atual de sair do consultório e procurar informações sobre as interações das drogas em tabelas de referência não é mais suficientemente boa", disse Lee.

O banco de dados inclui informação de várias fontes, incluindo a Food and Drug Administration (FDA, agência norte-americana de controle de drogas e alimentos) e fabricantes de produtos farmacêuticos, disse Lee. Conforme o pesquisador, as atualizações também são incluem análises feitas por clínicos externos que não são associados com o ePocrates Inc.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários