Notícias de saúde

COVID-19: novas variantes podem surgir nos próximos meses

13 de maio de 2022 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital Sírio-Libanês mostrou que o novo coronavírus tem se tornado mais "inteligente", mais resistente ao sistema imune e aumentado seu potencial de transmissão, o que aponta alta probabilidade de surgirem novas e mais perigosas variantes.

O estudo baseou-se em uma revisão de mais de 150 artigos sobre o Sars-CoV-2 (novo coronavírus), na qual os pesquisadores analisaram diversos aspectos do vírus, como seu potencial de mutação, capacidade de controle do sistema imune, transmissibilidade e eficácia das vacinas.

Os resultados mostraram que o vírus é ainda mais mutável do que se imaginava, porque a proteína Spike do vírus segue evoluindo, afetando a capacidade dos anticorpos humanos em reconhecerem o vírus. Além disso, os autores identificaram que as pessoas contaminadas estão transmitindo o vírus cada vez mais cedo, antes mesmo do início dos sintomas, o que indica a capacidade do vírus em se "esconder" no organismo.

Os autores destacam que os resultados encontrados vão de acordo com o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou: que o coronavírus ainda segue com o status de emergência à saúde pública por causa de sua evolução imprevisível, o que ressalta a importância da vacinação e das medidas de segurança e higiene.

Fonte: Viruses. DOI: 10.3390/v14040827.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários