Notícias de saúde

Cérebro Pode Estimular Sistema Imunológico, Indica Estudo

Por Andrew Quinn SÃO FRANCISCO (Reuters) - Esqueça exercícios, canja de galinha, noites bem dormidas, vitaminas e hereditariedade. Uma boa dica para quem quer manter a saúde é jogar cartas.

Um novo estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, indica que jogar bridge aumenta o número de células do sistema imunológico.

"As pessoas sabem que atividades voluntárias como pensamento positivo e rezas nos mantêm saudáveis, no entanto, ninguém conhecia um mecanismo", disse Marian Cleeves Diamond, da Universidade da Califórnia.

O estudo de Diamond, apresentado esta semana durante um encontro de Society of Neuroscience (Sociedade de Neurociência), pode ser a primeira evidência de que o córtex humano -- que está sujeito ao controle voluntário -- pode desempenhar um papel no estímulo do sistema imunológico.

"Estes dados, embora preliminares, demonstram que a atividade cerebral afeta o sistema imunológico e dá suporte à possibilidade de aprendermos a controlar voluntariamente o nível de células sanguíneas brancas para ajudar a combater doenças e outros males", disse a pesquisadora.

O estudo de Diamond está baseado em 15 anos de pesquisas sobre cérebros de ratos e camundongos em que cientistas buscaram identificar uma área específica do córtex que pode desempenhar um papel na resposta imunológica do organismo.

Além disso, Diamond e sua equipe selecionaram 12 jogadoras do clube de bridge, em Orinda, Califórnia. O bridge foi escolhido pois os pesquisadores acreditavam que o jogo estimula uma área do cérebro -- o córtex dorsolateral -- que pode influenciar o sistema imunológico.

Os pesquisadores dividiram as mulheres, todas entre 70 e 90 anos, em três grupos e cada grupo jogou uma partida de bridge de uma hora e meia.

Em amostras de sangue colhidas antes e após as partida, as participantes apresentaram alterações nos níveis de células T CD4, as células sanguíneas brancas que patrulham o corpo em busca de vírus e outros invasores.

Diamond disse que em dois grupos os níveis destas células aumentaram significativamente. O terceiro grupo apresentou somente um pequeno aumento, mas que não foi estatisticamente significante.

Diamond alertou que suas descobertas são preliminares e afirmou que são necessárias mais pesquisas para determinar a relação entre o córtex cerebral e o sistema imunológico humano. A pesquisadora acrescentou, no entanto, que à medida que as descobertas preliminares avançarem, estas foram encorajadoras e estimulantes.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários