Notícias de saúde

Baixos níveis hormonais podem gerar lesões nos ombros

06 de maio de 2022 (Bibliomed). Baixos níveis de estrogênio e testosterona podem aumentar o risco de lesões no manguito rotador do ombro em homens e mulheres, sugere um novo estudo da Universidade de Utah em Salt Lake City, nos Estados Unidos. Além disso, as deficiências de hormônios sexuais podem dificultar a cicatrização.

O manguito rotador tem tendões que prendem o osso do braço (úmero) à omoplata. Quando um ou mais desses tendões é rompido, o tendão não se prende totalmente à cabeça do úmero, resultando em dor. As rupturas do manguito rotador são comuns, sendo que os Estados Unidos são registrados cerca de 2 milhões de casos por ano.

Para o estudo, os pesquisadores usaram um banco de dados de seguro de saúde para coletar dados de quase 230.000 homens e mulheres, com idade média de 54 anos, que fizeram cirurgia para reparar um manguito rotador rasgado de 2008 a 2017. Eles compararam esses pacientes com pessoas semelhantes que não fazer a cirurgia. Entre aqueles que fizeram cirurgia, 27% das mulheres tinham deficiência de estrogênio e 7% dos homens tinham deficiência de testosterona, em comparação com 20% das mulheres e 4% dos homens que não fizeram cirurgia.

Entre as mulheres com baixos níveis de estrogênio, os pesquisadores descobriram que as chances de uma ruptura do manguito rotador eram 48% maiores, em comparação com mulheres com níveis normais de estrogênio. Entre os homens, as chances de uma ruptura do manguito rotador foram 89% maiores entre aqueles com baixos níveis de testosterona.

Fonte: Journal of Bone and Joint Surgery. DOI: 10.2106/JBJS.21.00103.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários