Notícias de saúde

Brasil vai produzir medicamento para COVID-19

05 de maio de 2022 (Bibliomed). A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta quinta-feira (05/05) que assinou um acordo com a farmacêutica MSD para a produção do Molnupiravir, antiviral oral usado contra a COVID-19. O anúncio foi feito um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial do medicamento no Brasil.

Pelo acordo, a Fiocruz será responsável pela rmazenagem, administração, rotulagem, embalagem, testagem, liberação, importação e fornecimento do medicamento para o Sistema Única de Saúde (SUS). Além disso, ficará sob a responsabilidade da Fiocruz a condução de ensaios clínicos, em parceria com a farmacêutica, para eventual uso em profilaxia de Covid-19, e o início de estudos experimentais de análise da atividade do medicamento em outros vírus endêmicos no Brasil.

O Molnupiravir é indicado para adultos com COVID-19 que não precisam de oxigênio complementar, mas apresentam risco aumentado de progressão para a forma grave da doença. O medicamento é apenas para uso de adultos e só pode ser vendidos em farmácias com prescrição médica. Ele é contraindicado para gestantes, mulheres que amamentam ou aquelas que estão tentando engravidar. Além disso, o medicamento não substitui a vacinação e não deve ser usado por mais de cinco dias.

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). News-release. 05 de maio de 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários