Notícias de saúde

Problemas de saúde mental podem aumentar o risco de COVID-19

29 de abril de 2022 (Bibliomed). Pessoas totalmente vacinadas contra o COVID-19 com histórico de certas condições psiquiátricas correm maior risco de desenvolver casos "avançados" ou infecções que ocorrem apesar de estarem imunizados.

Os pesquisadores da University of California-San Francisco, nos Estados Unidos, usou dados de mais de 263.000 pacientes do U.S. Department of Veterans Affairs que foram totalmente vacinados e testados para COVID-19 pelo menos uma vez.

Pouco mais da metade, 51%, recebeu pelo menos um diagnóstico psiquiátrico nos últimos cinco anos e 15% desenvolveu o avanço da COVID-19, conforme confirmado por um teste positivo. Os participantes com transtornos psiquiátricos tiveram um risco 3% maior de infecções por COVID-19 em 2021 em comparação com participantes sem histórico psiquiátrico.

No entanto, o risco foi 24% maior para aqueles com 65 anos ou mais com transtorno de abuso de substâncias, 23% maior para aqueles com transtornos psicóticos como esquizofrenia, 16% maior para transtorno bipolar, 14% para transtorno de ajustamento, um transtorno causado por resposta ao estresse e 12% maior para ansiedade.

Além disso, o risco foi 11% maior em pessoas com 65 anos ou menos com transtorno de abuso de substâncias, 9% maior para transtorno de adaptação, 4% maior para ansiedade e 3% maior para transtorno de estresse pós-traumático.

Segundo os pesquisadores, esse risco mais alto está no mesmo nível daqueles associados a outras condições crônicas de saúde, incluindo doenças renais, doenças cardíacas, HIV e doenças pulmonares. Os autores explicam que isso pode ocorrer devido a uma resposta imunológica prejudicada causada por essas condições de saúde mental, bem como a comportamentos de risco associados a algumas delas.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.7287.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários