Notícias de saúde

Covid-19 aumenta risco de desenvolver problemas mentais

29 de junho de 2022 (Bibliomed). Pessoas que tiveram Covid-19 se tornam mais vulneráveis a desenvolverem distúrbios de saúde mental nos meses seguintes à infecção, sugere estudo realizado na Oregon State University, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 46.000 pessoas nos EUA que testaram positivo para Covid-19 e um número igual de pessoas com outros tipos de infecções respiratórias. Nenhum tinha um transtorno psiquiátrico prévio conhecido.

Os pacientes com COVID-19 tiveram cerca de 25% mais chances de serem diagnosticados com uma condição de saúde mental nos quatro meses após a infecção do que aqueles com outros tipos de infecções respiratórias (3,8% vs. 3%). Quando se concentraram em transtornos de ansiedade e humor, os pesquisadores descobriram um aumento menor, mas significativo, no risco de transtornos de ansiedade entre os pacientes com COVID-19, mas nenhum risco aumentado de transtornos de humor.

Segundo os pesquisadores, esses resultados mostram a necessidade de os pacientes e seus profissionais de saúde estarem cientes do potencial de problemas de saúde mental após o Covid-19.

Fonte: World Psychiatry. DOI: 10.1002/wps.20992.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários