Notícias de saúde

COVID-19 aumenta risco de problemas de visão

28 de abril de 2022 (Bibliomed). O risco de condições oculares potencialmente ameaçadoras à visão entre adultos é até 50% maior nos seis meses após a infecção por COVID-19 do que naqueles que evitam o vírus, segundo um estudo da Kaiser Permanente Bernard J. Tyson School of Medicine, nos Estados Unidos.

Entre mais de 432.000 pacientes com infecção confirmada por COVID-19 incluídos no estudo, 16 desenvolveram oclusão da artéria retiniana, um bloqueio na artéria principal que fornece sangue ao olho. Além disso, 65 desenvolveram uma oclusão da veia da retina, ou um bloqueio em uma das veias que drena o sangue dos olhos, dentro de seis meses após a infecção.

Embora ambas as complicações sejam raras, o risco de uma pessoa desenvolver uma oclusão da veia da retina é 54% maior nos seis meses após a infecção por COVID-19 do que nos seis meses antes de contrair o vírus. Para a oclusão da artéria da retina, o risco é 35% maior após a infecção.

A oclusão da veia da retina é um bloqueio das pequenas veias que levam o sangue paraa retina, a camada de tecido na parte de trás do olho interno que converte imagens de luz em sinais nervosos e os envia para o cérebro. Na maioria das vezes, é causado pelo endurecimento das artérias e pela formação de um coágulo sanguíneo e, por sua vez, pode levar a condições que ameaçam a visão, como glaucoma e edema macular, ou vazamento de líquido.

Com a oclusão da artéria retiniana, um ramo da artéria retiniana é bloqueado, o que significa que uma parte da retina não receberá sangue e oxigênio suficientes, causando perda de visão. Ambas as condições são tipicamente associadas a diabetes, doenças cardíacas e pressão alta, embora o COVID-19 também tenha sido associado ao desenvolvimento de coágulos sanguíneos em estudos anteriores.

Neste estudo, os pacientes que desenvolveram oclusão da veia da retina normalmente o fizeram de seis a oito semanas após o teste positivo para o vírus, enquanto a maioria daqueles que sofreram oclusão da artéria da retina a tiveram dentro de 10 a 12 semanas após o diagnóstico de COVID-19.

Fonte: JAMA Ophthalmology. DOI: 10.1001/jamaophthalmol.2022.0632.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários