Notícias de saúde

Ecstasy pode ser usado no tratamento de estresse pós-traumático

20 de abril de 2022 (Bibliomed). A droga psicodélica MDMA, conhecida como "ecstasy", pode ser usada como tratamento para transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) quando combinado com psicoterapia convencional, mostrou um estudo apresentado na reunião da American Chemical Society, que aconteceu em San Diego, nos Estados Unidos.

Conhecida formalmente como 3,4-metilenodioximetanfetamina, a droga é usada ilegalmente em festas, especialmente festivais do tipo rave e em boates, pois aumenta a energia e os sentimentos de prazer.

O estudo de fase acompanhou 42 pacientes com transtorno de estresse pós-traumático que foram tratados com a droga. Nos dados de acompanhamento, os pacientes que receberam o MDMA apresentaram reduções de mais de 20 pontos na mudança dos sintomas, ou pontuações CAPS-5 (CAPS-5 é uma avaliação de 80 pontos usada para medir a gravidade dos sintomas de TEPT).

Em comparação, 37 pacientes com TEPT tratados com placebo, ou tratamento simulado que não oferece nenhum benefício clínico, tiveram uma melhora de 14 pontos em suas pontuações no CAPS-5. Apesar dos benefícios encontrados, os pesquisadores ressaltam que pessoas que sofrem com transtorno do estresse pós-traumático não devem se automedicar com MDMA.

Fonte: American Chemical Society Annual Meeting. 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários