Notícias de saúde

Combinar maconha e bebida alcoólica piora habilidade dos motoristas

20 de julho de 2015 (Bibliomed). Ingerir bebida alcoólica e fumar maconha ao mesmo tempo dificulta as habilidades de condução de um veículo mais do que consumir apenas uma destas substância mostra, um novo estudo. No entanto, apesar do impacto combinado levar a um maior comprometimento da direção, ele não duplica o efeito. O novo estudo foi publicado na revista Drug and Alcohol Dependence.

A equipe observou que seu trabalho foi motivado por recentes estatísticas norte-americanas que ilustram que, apesar de as taxas de dirigir embriagado caíram em até um terço desde 2007, a chamada " condução drogada " está em ascensão.

As conclusões resultam de uma nova investigação que analisou o desempenho do condutor ao longo de uma estrada virtual depois de beber álcool, fumar maconha, ou ambos.

As sessões simuladas de condução envolveram 13 homens e cinco mulheres (com idades entre os 21 e 37 anos), e que duraram entre 35 e 45 minutos cada. Além de avaliar o efeito combinado de ambas as drogas quando tomados em conjunto, a equipe observou que o álcool parece levar a maior comprometimento da condução do que fumar maconha.

Segundo os investigadores, o que se observou foi um efeito aditivo, não um efeito sinérgico, quando nós colocá-los juntos.

Fonte: University of Iowa, news release, June 23, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários