Notícias de saúde
25 de março de 2022 (Bibliomed). A eficácia da vacina contra o COVID-19 após 6 meses permanece relativamente pouco conhecida. O objetivo de um novo estudo publicado na revista The Lancet foi investigar a eficácia da vacinação COVID-19 contra o risco de infecção, hospitalização e morte durante os primeiros 9 meses após a vacinação para a população total da Suécia.
Usando dados de registros nacionais suecos, pesquisadores conduziram um estudo retrospectivo de coorte populacional total investigando a eficácia da vacinação COVID-19 contra o risco de infecção, hospitalização e morte durante os primeiros 9 meses após a vacinação para a população total da Suécia.
Os pesquisadores recuperaram dados de 842.974 indivíduos que foram totalmente vacinados (duas doses) e os compararam (1:1) a um número igual de indivíduos não vacinados (coorte total do estudo n = 1.685.948).
A eficácia da vacina contra a infecção por SARS-CoV-2 de qualquer gravidade diminuiu progressivamente em todos os subgrupos, mas houve diferenças na taxa de diminuição de acordo com o tipo de vacina.
A eficácia da vacina parecia ser melhor mantida em relação ao COVID-19 grave, embora tenha havido algum declínio após 4 meses. No geral, houve alguma evidência de menor eficácia da vacina em homens do que em mulheres e em indivíduos mais velhos do que em indivíduos mais jovens.
Estes resultados fornecem suporte para a administração de uma terceira dose de vacina como reforço.
Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(22)00089-7.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também