Notícias de saúde

COVID-19 pode afetar pele, cabelo e unhas

23 de março de 2022 (Bibliomed). Embora a maior parte dos sintomas do Covid-19 sejam respiratórios, a infecção pode causar manifestações na pele, cabelos e unhas. Como são sintomas pouco comentados, muitas pessoas ficam sem saber identificá-los ou tratá-los. Pensando em preencher essa lacuna, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou a publicação "Guia sobre a Covid-19 e suas manifestações cutâneas".

O guia, que pode ser acessado gratuitamente, traz informações importantes sobre as lesões cutâneas decorrentes do Covid-19, que podem incluir manchas vermelhas, que podem coçar e descamar. Os pacientes podem apresentar, também, um sintoma chamado eritema pérnio, que se caracteriza por manchas arroxeadas ou vermelhas nas pontas dos dedos dos pés ou mãos, no nariz e nas orelhas, podendo ou não serem acompanhadas de inchaço, aumento de sensibilidade, queimação e dor.

O Covid-19 pode desencadear, também, perda capilar intensa, sintoma que aparece de um a três meses após a infecção e cuja duração varia de um paciente para outro. Em alguns casos, a perda cessa espontaneamente e os cabelos voltam a crescer normalmente. Contudo, há casos em que a pessoa precisa se submeter a tratamentos específicos, que incluem o uso de medicamentos tópicos e suplementação de vitaminas.

Acesse o "Guia sobre a Covid-19 e suas manifestações cutâneas" clicando AQUI.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermantologia. 22 de março de 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários