Notícias de saúde
08 de março de 2022 (Bibliomed). Uma abordagem usando mRNA, a mesma tecnologia usada em vacina da Pfizer, mostrou ser capaz de suprimir o crescmento de tumores no câncer de fígado. O estudo foi realizado em conjunto por pesquisadores do Massachusetts General Hospital e do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos.
Usando nanopartículas de mRNA, ou pedaços ultrafinos de RNA mensageiro, os pesquisadores foram capazes de restaurar a função de um gene-chave que ajuda a retardar o crescimento do tumor. O RNA mensageiro é um pedaço de material genético que ensina efetivamente as células a produzir proteínas, como anticorpos, que ajudam o sistema imunológico a combater doenças.
Os pesquisadores explicam que, quando usadas em combinação com o bloqueio do checkpoint imunológico, uma estratégia de tratamento do câncer que promove ou suprime a resposta imune, as nanopartículas de mRNA ajudaram a "reprogramar" o microambiente do fígado. Isso restaurou a função do gene regulador mestre p53, um supressor de tumor mutado no câncer de fígado que não apenas suprimiu o crescimento do tumor, mas também aumentou as respostas imunes antitumorais no carcinoma hepatocelular, uma forma comum de câncer de fígado.
O carcinoma hepatocelular é a forma mais comum - e um dos tipos mais mortais - de câncer de fígado, de acordo com a American Cancer Society. Geralmente é tratado com bloqueadores de checkpoint imunológico, uma classe de medicamentos que permitem que o sistema imunológico do corpo reconheça e ataque as células cancerígenas, embora nem todos os pacientes se beneficiem da abordagem.
Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-022-28279-8.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também