Notícias de saúde

Novo método contraceptivo pode paralisar espermatozoides

08 de março de 2022 (Bibliomed). Durante a ejaculação, o sêmen se liquefaz, o que permite que o esperma nade através do sistema reprodutivo da mulher para fertilizar um óvulo. Agora, pesquisadores da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de prender o esperma no estado natural de gel no sêmen.

Os autores descobriram que bloquear uma proteína chamada antígeno prostático específico (PSA) no sêmen faz com que ele permaneça em sua forma de gel espesso, prendendo a maioria dos espermatozoides. Isso sugere que pode ser possível desenvolver um novo tipo de controle de natalidade não hormonal para mulheres.

Os pesquisadores explicam que o objetivo do estudo é desenvolveu um contraceptivo feminino de fácil acesso que esteja disponível sob demanda, o que significa que as mulheres podem comprá-lo em farmácias.

Os métodos atuais de controle de natalidade sem prescrição, como preservativos e espermicidas, têm uma taxa média de falha de 13% a 21%. Contraceptivos à base de hormônios, como DIUs e pílulas anticoncepcionais, têm taxas de falha mais baixas, mas podem ter efeitos colaterais e nem sempre são facilmente disponíveis ou acessíveis. Essas questões podem ajudar a explicar por que pesquisas recentes mostram que a taxa mundial de gravidez indesejada é de 48%.

Fonte: Biology of Reproduction. DOI: 10.1093/biolre/ioac023.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários