Notícias de saúde

Manter o peso estável pode ajudar a evitar declínio cognitivo

22 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Adultos mais velhos que mantêm um peso estável à medida que envelhecem são menos propensos a experimentar um rápido declínio cognitivo, independentemente de quanto pesam no início, sugere uma nova pesquisa da Icahn Mount Sinai, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu dados do Centro Nacional de Coordenação de Alzheimer em cerca de 16.000 idosos. Eles tinham pelo menos 60 anos e nenhum havia sido diagnosticado com demência quando o estudo começou. Os participantes fizeram testes avaliando sua memória, linguagem, habilidades de pensamento e outras funções mentais. Seu IMC foi medido anualmente.

Após cerca de cinco anos de acompanhamento, todos apresentaram algum grau de declínio mental, mas foi mais de 60% mais rápido no grupo com IMC flutuante em comparação àqueles cujo IMC permaneceu estável.

Essas descobertas se mantiveram mesmo depois que os pesquisadores levaram em consideração outros fatores ligados ao declínio mental, incluindo tabagismo, diabetes, depressão e genes que aumentam o risco de Alzheimer.

Fonte: Alzheimer's & Dementia: the Journal of the Alzheimer's Association. DOI: 10.1002/alz.12525.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários