Notícias de saúde

Uso de máscaras pode prevenir surtos de COVID-19 em creches

16 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). A volta às aulas presenciais levanta a questão da segurança das crianças. Um estudo do New Haven Children's Hospital, nos Estados Unidos, mostrou que o uso de máscaras pode ajudar na prevenção de surtos de COVID-19 em creches.

Realizado nos EUA, o estudo mostrou que as creches onde o uso de máscara era obrigatório tinham 13% menos fechamentos do que aquelas que não seguiam essas regras. Além disso, as instalações que mantiveram os requisitos de máscaras para crianças do outono de 2020 até a primavera de 2021 tiveram 14% menos fechamentos devido a surtos de COVID-19 do que as demais.

Além disso, as instalações que mantiveram os requisitos de máscaras para crianças do outono de 2020 até a primavera de 2021 tiveram 14% menos fechamentos devido a surtos de COVID-19 do que aquelas sem elas.

Os pesquisadores explicam que maioria das crianças em creches tem 5 anos ou menos e, portanto, ainda não são elegíveis para a vacinação COVID-19, o que significa que podem ser mais vulneráveis ??a doenças graves do vírus. Por isso, o uso de máscaras é fundamental para esse grupo.

Para este estudo, os pesquisadores coletaram dados de 6.654 creches em todos os 50 estados dos EUA durante um período de um ano (de maio de 2020 a junho de 2021). Durante o período do estudo, 43% das instalações incluídas foram fechadas pelo menos temporariamente devido a um caso suspeito ou confirmado de COVID-19 em uma criança ou funcionário.

Nove por cento das instalações incluídas na análise exigiam que crianças de 2 anos ou mais usassem máscaras faciais durante os primeiros meses da pandemia de COVID-19. Essa porcentagem aumentou para 33% em maio de 2021. Além disso, 64% das instalações relataram que todos os funcionários adultos usavam máscaras em maio de 2021.

Embora várias medidas de segurança tenham sido estudadas, incluindo distanciamento social de 6 pés e chegadas e partidas escalonadas, o mascaramento infantil teve o maior efeito sobre a capacidade de uma instalação permanecer aberta. O distanciamento social de 2 metros de assentos e berços em creches foi associado a uma redução de 7% nas chances de fechamentos relacionados ao COVID-19.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.41227.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários