Notícias de saúde

Complicações na gravidez aumenta risco de doença cardíaca

14 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Um novo estudo buscou examinar se as complicações da gravidez estão associadas à mortalidade cardiovascular e hospitalizações por doença cardiovascular (DCV) após ajuste para fatores de confusão maiores.

Do Registro Médico Sueco de Nascimento, os pesquisadores recuperaram dados de 2.134.239 mulheres (idade média na primeira gravidez, 27,0 [DP, 5,1] e paridade média 1,96 [SD, 0,9]); dessas mulheres, 19,1% (N = 407.597) tiveram uma das complicações da gravidez estudadas.

A análise revelou correlação de todas as complicações da gravidez com todas as causas e mortalidade cardiovascular e hospitalização por DCV (doença cardíaca isquêmica, acidente vascular cerebral isquêmico e doença arterial periférica) após ajuste para confusão maior em um modelo de regressão de risco proporcional de Cox.

As razões de risco ajustadas para mortalidade cardiovascular foram 1,84 e 3,14 para parto prematuro e natimorto, respectivamente.

Portanto, neste grande estudo de coorte, as complicações da gravidez foram associadas à mortalidade por todas as causas, mortalidade cardiovascular e hospitalizações por DCV, também após ajuste para fatores de confusão, incluindo excesso de peso, tabagismo e comorbidades. O estudo destaca que complicações gestacionais menos estabelecidas, como parto prematuro e natimorto, também estão associadas à mortalidade cardiovascular e DCV.

Fonte: Journal of the American Heart Association. 2022;0:e023079.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários