Notícias de saúde

Terapia hormonal melhora saúde mental de pessoas trans

10 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Adolescentes transexuais que começam a terapia hormonal de afirmação de gênero têm mais benefícios de saúde mental do que aqueles que começam o processo na fase adulta. O resultado é de um estudo da Stanford Medicine, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram dados da maior pesquisa sobre adultos transgêneros dos EUA, realizada em 2015. Em comparação com aqueles que iniciaram o tratamento hormonal durante a idade adulta, aqueles que iniciaram o tratamento na adolescência eram menos propensos a ter pensamentos suicidas, grandes transtornos mentais e problemas de abuso de substâncias. Eles também descobriram que os participantes que receberam hormônios em qualquer idade eram muito menos propensos a ter esses problemas do que aqueles que queriam, mas nunca receberam o tratamento.

Dos mais de 27.000 entrevistados, os pesquisadores se concentraram nos quase 21.600 que disseram que queriam receber tratamento hormonal. Daqueles que queriam tratamento, 119 começaram aos 14 ou 15 anos (início da adolescência), 362 começaram aos 16 ou 17 anos (final da adolescência) e mais de 12.000 começaram após os 18 anos (idade adulta). Mais de 8.800 queriam, mas nunca receberam terapia hormonal (grupo controle).

Os entrevistados que receberam tratamento hormonal tiveram um risco menor de sofrimento psicológico grave durante o mês anterior e um risco menor de pensamentos suicidas no ano anterior. Comparado ao grupo controle, o risco de sofrimento psíquico grave foi 222%, 153% e 81% menor para aqueles que iniciaram os hormônios no início da adolescência, final da adolescência e idade adulta, respectivamente. Também comparado ao grupo controle, o risco de pensamentos suicidas no ano anterior foi 135%, 62% e 21% menor entre aqueles que iniciaram os hormônios no início da adolescência, final da adolescência e idade adulta, respectivamente.

O estudo mostrou, também, que aqueles que começam o tratamento com hormônios no início ou no final da adolescência tiveram taxas mais baixas de consumo excessivo de álcool no último mês e uso de drogas ilícitas ao longo da vida do que aqueles que iniciaram os hormônios na idade adulta. No entanto, aqueles que iniciaram o tratamento hormonal na idade adulta eram mais propensos a beber e usar substâncias ilícitas do que aqueles que nunca fizeram o tratamento.

O objetivo do tratamento hormonal de afirmação de gênero com estrogênio ou testosterona é combinar as características físicas de uma pessoa transgênero com sua identidade de gênero. Fornecer essa terapia na adolescência significa que a pessoa pode passar pela puberdade de uma maneira que corresponda à sua identidade de gênero.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0261039.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários