Notícias de saúde

Radiação é aplicada mesmo quando câncer não tem mais chances de cura

28 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Muitos pacientes idosos com câncer cuja doença se espalhou para outras partes do corpo continuam recebendo radioterapia em altas doses, apesar de as diretrizes que recomendam contra seu uso nessas condições.

Segundo uma análise realizada por pesquisadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, nos Estados Unidos, apesar de as diretrizes atuais de tratamento recomendarem não usar radioterapia em pessoas com câncer metastático ou doença que se espalhou de sua localização original para outras partes do corpo, mais de 500.000 doses de radioterapia, ou tratamentos de radiação, administrados aos beneficiários do Medicare.

Dos pacientes com câncer metastático que receberam radioterapia quase 4% morreram dentro de 90 dias da última sessão. Desses pacientes, todos tinham câncer com metástase no cérebro ou nos ossos, e mais da metade eram mais velhos e 22% receberam 10 ou mais tratamentos de radiação perto do final de suas vidas.

Entre os pacientes que morreram logo após o tratamento, 22% receberam tratamento de radiação que não era recomendado nas diretrizes atuais, seja por causa da idade ou porque o câncer se espalhou. Mais da metade dos pacientes do estudo (53%) tinham idades entre 65 e 74 anos, disseram os pesquisadores. Além disso, cerca de metade tinha metástases ósseas, ou câncer que se espalhou para os ossos, enquanto a outra metade tinha doença que se espalhou para o cérebro, de acordo com os pesquisadores.

As diretrizes são projetadas principalmente para preservar a qualidade de vida daqueles que provavelmente morrerão da doença, porque a radioterapia, que aplica altas doses de radiação a tumores, pode causar sérios efeitos colaterais – incluindo fadiga severa, perda de cabelo e náuseas e vômitos. Esses efeitos colaterais ocorrem porque a radioterapia não apenas mata ou retarda o crescimento de células cancerígenas, mas também pode afetar células saudáveis ??próximas.

Fonte: JAMA Health Forum. DOI: 10.1001/jamahealthforum.2021.4468.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários