Notícias de saúde

Adultos e idosos são mais atingidos pelo câncer de pele

20 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Um estudo realizado em São Paulo e divulgado pelo laboratório Salomão & Zoppi revelou que 80% dos casos de câncer de pele, doença causada principalmente pela exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol, atinge essencialmente as pessoas com mais de 40 anos, como uma triste herança de exageros cometidos na juventude. De acordo com os dados da pesquisa, os pacientes com idade igual ou superior a 61 anos representam 52% dos casos de câncer de pele detectados. O grupo de pacientes com idades entre 41 e 60 anos foi responsável por 28% dos resultados positivos e os 20% dos casos restantes foram diagnosticados em pacientes com 40 anos ou menos.

Na pesquisa, o laboratório, que diagnostica cerca de 10% dos casos de câncer da cidade de São Paulo, analisou informações de mais de 30 mil exames de anátomo-patologia, realizados no período de dezembro de 2000 a dezembro de 2002. O câncer de pele é o tipo mais freqüente no Brasil, correspondendo a aproximadamente 25% de todos os tumores malignos registrados no país. O Ministério da Saúde estima que, em 2002, surgiram pelo menos 62 mil novos casos da doença no Brasil.

De acordo com os dermatologistas, os sinais mais comuns do surgimento da doença são mudanças na pele, como feridas que não saram e pequenas lesões endurecidas, brilhantes e avermelhadas. Em homens, as lesões são mais comuns no tronco, cabeça e pescoço. Nas mulheres, nos braços e pernas. Os tipos mais comuns da doença são o carcinoma basocelular, que corresponde a cerca de 70% dos casos e costuma ocorrer após os 40 anos; o carcinoma espinocelular; e o melanoma, tipo mais perigoso. Mas, segundo os especialistas, o câncer de pele pode ser prevenido com o uso de chapéus, óculos escuros e filtro solar e, quando detectado precocemente, apresenta grandes chances de cura.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários