Notícias de saúde

Sedentarismo infantil pode resultar em depressão quando adulto

17 de janeiro de 2022 (Bibliomed). O impacto a longo prazo da atividade física durante o início da vida sobre o risco de depressão em fases posteriores da idade adulta permanece obscuro. Recente estudo examina a associação entre atividade física durante a infância e adolescência e a incidência de sintomas depressivos no início, meio e final da idade adulta.

Os pesquisadores usaram dados de uma coorte de nascimentos (Pesquisa Nacional de Desenvolvimento Infantil de 1958), incluindo nascimentos (N = 17.415) na Inglaterra, País de Gales e Escócia. Após o nascimento, os acompanhamentos foram realizados mais 11 vezes entre as idades de 7 e 62 anos (2020).

Verificou-se que o risco de sintomas depressivos elevados incidentes permaneceu reduzido ao longo da idade adulta entre aqueles que eram fisicamente ativos aos 16 anos. A atividade física praticada aos 16 anos teve impactos de longo prazo que persistiram por toda a vida adulta até os 62 anos.

Portanto, o estudo concluiu que a adolescência é um período crítico do início da vida para promover a atividade física e reduzir a incidência de sintomas depressivos elevados ao longo da vida adulta. As políticas de saúde pública devem promover estilos de vida saudáveis ao longo da vida para reduzir tanto a carga de inatividade física quanto os sintomas depressivos no nível da população.

Fonte: American Journal of Preventive Medicine. DOI: 10.1016/j.amepre.2021.09.001.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários