Notícias de saúde

Temperatura do dia pode interferir no resultado de exames de sangue

12 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Os exames laboratoriais medem aspectos importantes da fisiologia, mas seus resultados também variam por diversas razões. Pesquisadores analisaram uma fonte subestimada de variação destes resultados: a temperatura ambiente no dia em que o sangue é coletado.

Em uma amostra de 4.877.039 indivíduos entre 2009-2015, foram modelados 215.234.179 resultados de testes como uma função da temperatura, controlando para efeitos fixos individuais e cidade-semana. Isso mede como as flutuações de temperatura do dia a dia afetam os resultados além dos valores médios do indivíduo e da variação sazonal.

Verificou-se que 51 de 75 ensaios são significativamente afetados pela temperatura, incluindo medidas da função renal (aumento da creatinina, nitrogênio da ureia e gravidade específica da urina), componentes celulares do sangue (diminuição dos neutrófilos, eritrócitos e plaquetas) e lípides (aumento da lipoproteína de alta densidade [HDL] e diminuição do colesterol total, triglicerídeos e lipoproteína de baixa densidade [LDL]). É improvável que essas pequenas flutuações diárias se correlacionem com as tendências fisiológicas de longo prazo; por exemplo, os painéis lipídicos verificados em dias mais frios parecem ter um risco menor, mas essas mudanças de curto prazo provavelmente não refletem mudanças estáveis ??no risco cardiovascular. No entanto, os médicos parecem tratar esses indivíduos de maneira diferente: foram observadas 9,7% menos prescrições de estatinas para indivíduos com exames coletados nos dias mais frios em comparação com os dias mais quentes.

O estudo concluiu que a temperatura ambiente afeta os resultados de muitos exames de laboratório. Essas distorções, por sua vez, afetam a tomada de decisões médicas. O ajuste estatístico nos resultados é possível de ser feito, e assim limitar a variabilidade induzida pela temperatura indesejada.

Fonte: Medicine. DOI: 10.1016/j.medj.2021.11.003.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários