Notícias de saúde

Anvisa aprova medicamento subcutâneo para câncer de mama

10 de janeiro de 2022 (Bibliomed). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de uma nova medicação subcutânea para mulheres com câncer de mama. A droga é uma combinação de dois anticorpos monoclonais que poderá ser administrada emu ma única aplicação por via subcutânea, o que visa oferecer mais flexibilidade e qualidade de vida para as pacientes.

O medicamento, comercializadado sob o nome PHESGO® e produzido pela farmacêutica Roche, é de dose fixa, pronta para uso, de pertuzumabe e trastuzumabe com hialuronidase para o tratamento de câncer de mama HER2 positivo, tanto inicial quanto metastático.

A aprovação aconteceu após a análise dos resultados do estudo pivotal de fase III FeDeriCa de não inferioridade, com participação de três centros de pesquisa brasileiros com 27 pacientes, e do estudo de fase II PHranceSCa de preferência das pacientes, com participação de quatro centros no Brasil, incluindo dez pacientes.

Nos estudos, cerca de 85% das mulheres participantes preferiram a administração subcutânea à administração convencional intravenosa, porque o tempo de permanência na clínica era menor, bem como maior conforto durante o tratamento.

Na terapia padrão intravenosa, o tempo de duração da aplicação é de 150 minutos para a dose de ataque, e entre 60 e 90 minutos para infusões de manutenção subsequentes dos dois medicamentos. Já na injeção subcutânea, o tempo é de aproximadamente oito minutos para a primeira aplicação e aproximadamente cinco minutos para cada dose de manutenção subsequente.

Fonte: Roche Brasil. Janeiro de 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários