Notícias de saúde

Dose de reforço da vacina COVID-19 protege mais e por mais tempo

05 de janeiro de 2022 (Bibliomed). As vacinas de reforço COVID-19 desencadeiam uma proteção muito mais forte e mais longa do que a vacinação completa com duas doses das vacinas Pfizer ou Moderna, de acordo com um pequeno estudo realizado na Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. O estudo também mostrou que a resposta a um reforço é ainda maior em pessoas totalmente vacinadas que tiveram infecções.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 33 adultos jovens saudáveis ??e totalmente vacinados na área de Chicago. A idade média deles era 43, o que significa que metade eram mais velhos, metade mais jovens.

Nove meses depois de terem tomado duas doses das vacinas Pfizer ou Moderna, seus níveis de anticorpos neutralizantes para COVID-19 diminuíram cerca de 10 vezes. Após uma injeção de reforço, os níveis de anticorpos aumentaram 25 vezes - cinco vezes mais do que após duas doses da vacina. Os anticorpos de reforço foram 50 vezes maiores do que os da infecção natural.

Como o estudo ainda não foi revisado por pares, deve ser considerado um achado preliminar. Os pesquisadores disseram que as doses de reforço desencadeiam um alto nível de anticorpos neutralizantes contra a variante Delta, que deve fornecer muita proteção. No entanto, a resposta foi ainda maior contra a versão original do vírus porque é o alvo das vacinas.

Fonte: medRxiv. DOI: 10.1101/2021.11.19.21266555.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários