Notícias de saúde

Uma dieta adequada reduz o risco de COVID-19 grave

31 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Pacientes com doença coronavírus 2019 (COVID-19) apresentam alto risco de desnutrição, e seus médicos fazem parte de uma equipe multidisciplinar, incluindo nutricionistas. No entanto, a adesão às diretrizes nutricionais pode ser difícil no contexto de restrições de capacidade durante a pandemia de COVID-19. O objetivo de um novo estudo foi investigar as barreiras à adesão dos médicos às diretrizes nutricionais e os impactos da adesão às diretrizes sobre os resultados de pacientes com COVID-19 hospitalizados.

Os pesquisadores se dirigiram a 35 hospitais de coronavírus na Indonésia, onde a infecção causou a morte de mais de 140 mil pessoas, e a 19 hospitais no Vietnã, que lidaram com a pandemia de maneira rápida e bem-sucedida. O teste foi composto por 36 questões: 12 delas testaram o conhecimento da equipe médica sobre a dieta recomendada para os pacientes, 22 sobre como os médicos a aplicam na prática e duas questões esclareceram fatores ambientais adicionais que podem afetar a situação. 51 médicos de 11 hospitais indonésios e 6 vietnamitas concordaram em participar do estudo.

Descobriu-se que em 65% dos casos, os trabalhadores médicos apresentavam estresse ao prescrever nutrição terapêutica para pacientes com coronavírus, em 49% eles não tinham certeza de sua escolha. Além disso, 45% dos médicos não tinham recomendações claras e compreensíveis e 33% reclamaram de restrições orçamentárias. Ao mesmo tempo, de acordo com se os médicos cumprem as recomendações dietéticas, os pesquisadores foram capazes de prever o resultado clínico da doença em pacientes hospitalizados. Também houve diferenças entre os médicos dos dois países. Assim, os médicos de hospitais da Indonésia estavam mais envolvidos na ciência da nutrição na universidade, mas menos frequentemente se especializavam em terapia intensiva e reanimação.

Estes resultados indicaram que a principal barreira para a adesão às diretrizes dos médicos era a falta de conhecimento nutricional. Isso é causado pelo sistema de saúde e pelas peculiaridades da educação médica, e está longe de ser exclusivo para esses países. Também se verificou que no Vietnã, que teve sucesso no combate à pandemia, os médicos seguiram as recomendações melhor do que na Indonésia, que ficou em quinto lugar no ranking mundial em número de mortes.

Fonte: Clinical Nutrition ESPEN, Volume 46, 2021, Pages 491-498.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários