Notícias de saúde

EUA: mortes por câncer nos caíram 27% nos últimos 50 anos

17 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Um estudo realizado pela American Cancer Society mostrou que, nos Estados Unidos, menos pessoas estão morrendo por câncer. De acordo com os autores, houve uma redução de 27% em decorrência de cânceres desde 1971, e isso é resultado da melhoria nos diagnóstico e tratamento, além de uma melhor compreensão da prevenção de diferentes tipos de câncer.

Segundo os pesquisadores, mais mortes poderiam ter sido evitadas durante esse período, no entanto, se mais progresso tivesse sido feito em persuadir as pessoas a parar de fumar e controlar melhor seu peso corporal. Além disso, garantir que mais pessoas em todo o país tivessem seguro saúde para permitir o acesso a serviços de rastreamento e tratamento de câncer a preços acessíveis também pode ter reduzido as mortes pela doença.

Para esta análise, os pesquisadores revisaram dados sobre mortes por câncer em todo o país relatados ao Centro Nacional de Estatísticas de Saúde os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) entre 1971 e 2019, o ano mais recente com números disponíveis. Eles se concentraram em números para as 15 formas mais comuns da doença nos Estados Unidos, incluindo câncer de pulmão, mama, cólon, próstata, pâncreas, ovário e estômago.

O primeiro ano do período de estudo é significativo porque marca a aprovação pelo Congresso da Lei Nacional do Câncer, que tornou a derrota do câncer uma prioridade nacional e alocou financiamento adicional ao Instituto Nacional do Câncer para pesquisas. Desde a aprovação da lei, o orçamento anual do instituto aumentou 25 vezes, ajudando a financiar pesquisas para diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e estratégias aprimoradas de prevenção de doenças.

Em 1971, 199 mortes por câncer foram registradas para cada 100.000 pessoas nos EUA. Após atingir o pico de 215 por 100.000 pessoas em 1991, esse número caiu para 146 por 100.000 em 2019, um declínio de 27%.

Os cânceres que viram as maiores reduções nas mortes incluíram câncer de cólon e reto, com 16%, e câncer de próstata e mama feminino, ambos com 12%. Durante o período de 50 anos, as mortes por câncer de estômago caíram 7%, enquanto as de câncer de pulmão e colo do útero caíram 5%. Apenas os cânceres de pâncreas, cérebro e esôfago tiveram ligeiros aumentos nas mortes durante o período, todas bem abaixo de 1%.

Mais de 40 milhões de pessoas nos Estados Unidos são fumantes, de acordo com o CDC, e o hábito contribui para cerca de um terço de todos os cânceres diagnosticados nacionalmente. Além disso, cerca de dois terços dos adultos em todo o país estão com sobrepeso ou obesos, o que aumenta o risco de 30 tipos de câncer. Fora o fato de que cerca de 30 milhões de pessoas em todo o país não têm seguro de saúde.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2021.5668.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários