Notícias de saúde

HIV se Esconde nos Rins, Revelam Cientistas

Por Keith Mulvihill

NOVA YORK (Reuters Health) - Pela primeira vez, pesquisadores demonstraram que o HIV é capaz de infectar diretamente as células renais humanas e o rim pode agir como um reservatório para o vírus causador da Aids.

Segundo a equipe de Paul E. Klotman, da Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York, o vírus havia sido encontrado apenas em células infectadas do sistema imune, conhecidas como linfócitos T, e em um tipo de célula cerebral.

Os pesquisadores encontraram o HIV em células renais de afro-americanos infectados pelo vírus com doença renal associada ao comprometimento do sistema imune. Os pacientes apresentaram evidência de atividade de HIV nos rins, mesmo quando as drogas anti-retrovirais suprimiram o vírus no sangue a níveis indetectáveis.

"Há muitas implicações associadas a essas descobertas, a principal é que identificamos outro reservatório potencial para o vírus se esconder do tratamento", disse Klotman.

Os tratamentos anti-retrovirais atuais estão centrados na erradicação do vírus no corpo e se outras células são identificadas como abrigo para o vírus, torna o HIV mais forte quando se busca a cura, explicou Klotman.

A equipe retirou amostras de tecido de pacientes infectados pelo HIV com doença renal e comparou a amostras de rins humanos normais.

"No momento, não estamos certos sobre como exatamente o HIV entra nas células dos rins", disse Klotman à Reuters Health.

Os pesquisadores também não sabem se o mesmo processo ocorre em outras populações além dos afro-americanos com doença renal.

Por razões ainda não totalmente esclarecidas, em geral, os afro-americanos têm risco maior de insuficiência renal que brancos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários