Notícias de saúde

Ciclo menstrual interfere nos sintomas de transtorno de estresse pós-traumático

02 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Os sintomas femininos de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) podem variar com seu ciclo menstrual, o que pode ter implicações para o diagnóstico e tratamento, mostrou um estudo da Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos.

O estudo incluiu 40 mulheres entre 18 e 33 anos de idade que tiveram TEPT depois de experimentar ou testemunhar um evento traumático, como violência sexual ou um ferimento grave.

Os pesquisadores perguntaram às participantes sobre seus sintomas de TEPD no mês anterior e verificaram seus níveis de estradiol, uma forma de estrogênio que regula o ciclo reprodutivo feminino. Eles descobriram que as participantes tinham mais sintomas de TEPT durante os primeiros dias de seu ciclo, quando o estradiol está baixo, e menos sintomas perto da ovulação, quando o estradiol está alto.

Os pesquisadores também mediram dois biomarcadores de estresse na saliva das participantes - o hormônio cortisol e a enzima alfa-amilase salivar - antes e depois que as mulheres descreveram seu trauma. A alfa-amilase salivar está relacionada à resposta do corpo ao estresse de "lutar ou fugir", e o cortisol está relacionado à resposta mais lenta e sustentada do corpo ao estresse.

Em mulheres sem histórico de TEPT, encontra-se uma resposta moderada e coordenada dos dois biomarcadores. Já em mulheres nas porções de baixo estradiol de seus ciclos menstruais, os níveis de cortisol estavam baixos e a alfa-amilase salivar estava alta - um padrão que estudos anteriores vincularam a respostas fracas ao estresse.

Fonte: Psychological Trauma: Theory, Research, Practice e Policy. DOI: 10.1037/tra0001113.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários