Notícias de saúde

Comer grãos diariamente reduz o impacto do diabetes

29 de novembro de 2021 (Bibliomed). A prevalência do diabetes tipo 2 (DM2) está aumentando rapidamente em todo o mundo. Uma dieta saudável apoiando o controle da ingestão de energia e do peso corporal tem grande importância na prevenção da DM2. Por exemplo, uma alta ingestão de alimentos integrais mostrou estar inversamente associada ao risco de DM2.

Recente estudo buscou estimar os impactos econômicos esperados na saúde com o aumento do consumo de alimentos integrais para diminuir a incidência de DM2 na população adulta finlandesa.

De acordo com as recomendações nutricionais, pelo menos 3-6 porções de alimentos integrais devem ser consumidos diariamente, dependendo da necessidade de energia do indivíduo. Um terço dos finlandeses não comem nem mesmo uma dose de grãos inteiros por dia, e dois terços têm uma ingestão muito baixa de fibras. O estudo agora publicado utilizou resultados de, por exemplo, estudos nacionais de acompanhamento, como o FinHealth Study, para avaliar os efeitos econômicos e de saúde do aumento do consumo de alimentos integrais na prevenção do diabetes tipo 2.

Ao combinar dados de nível populacional sobre a incidência de diabetes tipo 2 e os custos de seu tratamento, bem como evidências publicadas sobre os efeitos de como o consumo de alimentos integrais reduz a incidência de diabetes tipo 2, os pesquisadores foram capazes de avaliar os benefícios potenciais para a saúde e econômicos do ponto de vista social e individual.

O estudo demonstrou que apenas uma porção de grãos integrais na dieta diária reduz a incidência de diabetes tipo 2 em nível populacional e, consequentemente, os custos diretos relacionados ao diabetes, quando comparados a pessoas que não comem alimentos integrais em uma base diária. Nos próximos dez anos, o potencial da sociedade para obter economia de custos seria de 300 milhões (-3,3%) a quase um bilhão (-12,2%) de euros em valor atual, dependendo da proporção presumida de alimentos integrais na dieta diária. No nível dos indivíduos, isso significa anos de vida mais saudáveis.

Fonte: Nutrients. DOI: 10.3390/nu13103583.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários