Notícias de saúde

Comer grãos refinados pode causar doenças cardíacas mais cedo

13 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Comer muitos grãos refinados, como pão e arroz brancos, é semelhante a consumir uma dieta cheia de açúcares e óleos e está associado a um risco maior de doença arterial coronariana prematura, diz um novo estudo da Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, no Irã. Por outro lado, comer grãos integrais, como pão integral, aveia integral ou quinoa, foi associado a um risco reduzido de doença arterial coronariana prematura.

O novo estudo explorou a ligação entre o consumo de grãos refinados e integrais e o risco de desenvolver doença arterial coronariana prematura – definida como estreitamento aterosclerótico das artérias coronárias em homens com menos de 55 anos ou mulheres com menos de 65 anos – no Irã.

O estudo recrutou mais de 2.000 indivíduos com doença arterial coronariana prematura de hospitais com laboratórios de cateterismo em todo o Irã que foram submetidos à angiografia coronária, um procedimento médico de diagnóstico que procura fluxo sanguíneo restrito ao coração. As mulheres tinham 70 anos ou menos; homens tinham 60 anos ou menos.

Ao final, a pesquisa incluiu 1.369 pacientes com obstrução de pelo menos 75% em pelo menos uma única artéria coronária ou pelo menos 50% no tronco da coronária esquerda, além de um grupo controle de 1.168 pacientes com artérias coronárias normais.

Os participantes preencheram um questionário para avaliar seus comportamentos alimentares. Após o ajuste para variáveis de confusão, os pesquisadores determinaram que uma maior ingestão de grãos refinados estava associada a um risco aumentado de doença cardíaca, enquanto a ingestão de grãos integrais estava inversamente relacionada à redução do risco.

Fumar, colesterol alto, pressão alta e diabetes são fatores de risco para doença arterial coronariana prematura, que muitas vezes começa sem sintomas, mas pode levar a dor no peito e/ou ataque cardíaco por estreitamento ou ruptura de placa da parede arterial.

Fonte: American College of Cardiology Middle East 2022. 13th Emirates Cardiac Society Congress 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários