Notícias de saúde

Antibióticos sem indicação médica podem prejudicar a saúde de crianças

07 de junho de 2022 (Bibliomed). A prescrição de antibióticos não orientados para o tratamento de infecções pediátricas é comum, mas as consequências de antibióticos inapropriados não são bem descritas.

Pesquisa avaliou a segurança comparativa e os gastos com saúde de prescrições de antibióticos orais inapropriados vs apropriados para infecções pediátricas ambulatoriais comuns. O estudo buscou responder à questão: os eventos adversos e os gastos com saúde diferem em crianças que receberam prescrições de antibióticos orais inadequadas versus apropriadas para infecções ambulatoriais comuns?

Neste estudo de coorte de mais de 2,8 milhões de crianças, antibióticos inapropriados foram associados a um risco aumentado de vários eventos adversos a medicamentos (por exemplo, infecção por Clostridioides difficile, reação alérgica grave) e geralmente maiores gastos atribuíveis por todas as causas em 30 dias. As estimativas de gastos anuais nacionais associadas ao tratamento inadequado com antibióticos nesta população pediátrica foram mais altas para otite média supurativa, faringite e infecção viral do trato respiratório superior.

Assim, as prescrições inadequadas de antibióticos foram associadas a eventos adversos evitáveis ??de medicamentos e gastos substanciais com cuidados de saúde em nível individual e nacional.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.14153.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários