Notícias de saúde

Videogames ativos podem ter benefícios semelhantes aos de uma corrida

03 de novembro de 2021 (Bibliomed). Os videogames de atividade (VGAs) foram estudados principalmente em indivíduos saudáveis. Para usar a tecnologia em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 (DM1), as respostas cardiovasculares e de prazer devem ser estudadas e em seguida comparadas com os exercícios tradicionais.

Um estudo recente teve como objetivo comparar os efeitos de VGA e exercícios de corrida nas respostas cardiovasculares e de prazer em pacientes com DM1.

Pesquisadores do Brasil e do Reino Unido realizaram um ensaio randomizado para investigar os efeitos fisiológicos de videogames "ativos", ou jogos de exercícios, em que o jogador usa os movimentos do corpo para controlar o jogo e marcar pontos.

Eles mediram os efeitos cardiovasculares, incluindo frequência cardíaca, pressão arterial, eficiência do consumo de oxigênio (referido como produto duplo) e função endotelial (para manter a fluidez do sangue), bem como registrar os níveis de prazer de voluntários com diabetes tipo 1 após jogar jogos de vídeo ativos ou corrida em esteira com intensidade moderada. Foram feitas as leituras imediatamente após, 30 minutos após e 24 horas após a atividade, repetindo em sessões duas vezes por semana durante três semanas.

Seus resultados, publicados na revista Games for Health Journal, descobriram que jogar videogames ativos produzia efeitos fisiológicos muito semelhantes aos tradicionais exercícios em esteira, e as taxas de glicose no sangue caíram para níveis seguros após os dois tipos de exercício.

A principal diferença que os pesquisadores descobriram foi que os participantes acharam os videogames muito mais motivadores e agradáveis do que os exercícios tradicionais. O elemento do jogo de marcar pontos, ganhar distintivos e ser recompensado pelo esforço também ajudou a encorajar os participantes a repetir o exercício e tentar melhorar seu desempenho ao longo do tempo.

Fonte: Games for Health Journal (2021). DOI: 10.1089/g4h.2020.0209.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários