Notícias de saúde

Videogames barulhentos podem prejudicar a audição

15 de abril de 2024 (Bibliomed). Uma revisão conduzida por pesquisadores da Medical University of South Carolina, nos Estados Unidos, mostrou que videogames barulhentos podem prejudicar a audição dos jogadores.

Para a revisão, os pesquisadores avaliaram 14 estudos de nove países ao redor do mundo, envolvendo cerca de 54 mil pessoas. O tipo de jogo em estudo tendeu a diferir dependendo da região em que a pesquisa foi realizada. Por exemplo, os estudos na Ásia centraram-se nos salões de jogos e nos computadores pessoais, enquanto a investigação noutros locais se concentrou nos computadores domésticos e nos videojogos.

Mais de 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos podem ser regularmente expostas a níveis sonoros “altos” ou “muito altos” provenientes de jogos de vídeo ou de computador, descobriu um estudo.

Os níveis de som de cinco videogames através de fones de ouvido conectados a um console de jogos muitas vezes chegaram perto dos níveis máximos permitidos de exposição sonora, mostrou um segundo estudo.

Os níveis de decibéis foram em média 88,5, 87,6, 85,6 e 91,2 dB para quatro jogos de tiro separados e 85,6 dB para um jogo de corrida. Essas leituras ficam próximas do nível de exposição ao ruído permitido para crianças, que é de 75 decibéis durante 40 horas por semana, bem como do nível adulto de 80 decibéis durante 40 horas por semana.

A intensidade do ruído é calculada com base no nível de decibéis e no tempo de exposição – quanto mais alto o som, menos tempo uma pessoa deve ficar exposta a ele. As crianças podem, portanto, ouvir com segurança um som de 83 decibéis durante cerca de 6,5 horas por semana, 86 decibéis durante cerca de 3,25 horas, 92 decibéis durante 45 minutos e 98 decibéis durante apenas 12 minutos por semana.

Da mesma forma, os níveis seguros de exposição para adultos seriam de 83 decibéis durante 20 horas por semana, 86 decibéis durante 10 horas, 92 decibéis durante 2,5 horas e 98 decibéis durante 38 minutos. Os videogames também chegam perto dos limites estabelecidos para exposição a pequenas rajadas de ruído, que gira em torno de 100 decibéis para crianças e 130 a 140 decibéis para adultos. Os níveis de ruído dos jogos podem chegar a 119 decibéis durante o jogo, e em média entre 80 e 89 decibéis.

Cinco estudos na revisão avaliaram possíveis ligações entre jogos e perda auditiva ou zumbido autorrelatados. Desses cinco, dois estudos descobriram que o jogo arcade dos alunos estava ligado ao aumento das probabilidades de zumbido grave e perda auditiva de alta frequência em ambos os ouvidos.

Um estudo relatou que os videogames estavam associados ao aumento das chances de gravidade da perda auditiva autorreferida. Os pesquisadores pediram mais pesquisas para avaliar completamente a ameaça à audição representada pelos videogames.

Fonte: BMJ Public Health. DOI: 10.1136/bmjph-2023-000253.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários