Notícias de saúde

Modelo matemático americano prevê quando a pandemia irá terminar

26 de outubro de 2021 (Bibliomed). O pior da pandemia pode finalmente ter passado, de acordo com os resultados da nova modelagem de um consórcio de pesquisadores. O "Centro de Modelagem de Cenário COVID-19", que é co-coordenado por pesquisadores da Penn State University, dos Estados Unidos, projeta que os casos de COVID-19 diminuirão nos Estados Unidos, impedindo o surgimento de novas variantes ou grandes mudanças no comportamento.

“Este declínio projetado de casos pode ser devido a uma série de fatores, incluindo a disponibilidade de vacinas para crianças de 5 a 11 anos, que podem estar disponíveis nas próximas semanas, e o número crescente de pessoas que agora estão imunes devido a qualquer vacinação ou exposição natural ao vírus ”, disse Katriona Shea, professora de biologia e ex-professora de Ciências Biológicas da Penn State.

Os pesquisadores combinaram nove modelos matemáticos de diferentes grupos de pesquisa para projetar a trajetória da pandemia nos próximos seis meses.

“A sinergia de resultados de vários modelos demonstrou fornecer projeções muito mais confiáveis ??do que qualquer modelo sozinho”, disse Shea, que publicou um artigo no início da pandemia demonstrando uma técnica para minimizar a incerteza combinando vários modelos para fazer projeções.

A equipe examinou especificamente quatro cenários potenciais, incluindo se a utilização da vacina infantil será alta e se uma nova variante mais infecciosa surgirá.

“O cenário mais provável é que crianças de 5 a 11 anos sejam aprovadas para vacinação e nenhuma nova variante de superespalhamento surgirá. Neste caso, em março de 2022, as infecções por COVID-19 nos Estados Unidos poderiam cair lenta e continuamente de cerca de 140.000 por dia hoje para cerca de 9.000 por dia, e as mortes poderiam diminuir de cerca de 1.500 por dia hoje para menos de 100 por dia ”, disse a pesquisadora.

Esses números são semelhantes aos que caracterizaram os EUA em março de 2020, quando o vírus estava apenas começando a se espalhar pelo país, acrescentou Shea. Eles também são menores do que os números vistos nos EUA no início deste verão, depois que as vacinas estavam disponíveis por vários meses e antes que a variante Delta começasse a ganhar vantagem.

“É importante”, disse ela, “o cenário mais provável não projeta uma onda de inverno”. Shea observou que, no nível estadual, no entanto, os resultados da equipe sugerem uma variação significativa nos casos projetados.

“Estima-se que estados como a Flórida e a Geórgia, que tiveram um grande número de casos nos últimos meses, experimentarão uma rápida diminuição nos casos devido aos altos níveis de imunidade”, disse ela. “Em contraste, estados, como a Pensilvânia, onde o número de casos não foi tão alto nas últimas semanas, podem não ver o mesmo declínio nos casos, uma vez que uma proporção maior de pessoas permanece vulnerável à infecção.”

A disponibilidade de vacinas para crianças de 5 a 11 anos também deve contribuir para uma queda nos casos de COVID-19, com vários milhares de mortes a menos e dezenas de milhares de casos a menos nos Estados Unidos. E se uma nova variante mais transmissível aparecer, a queda pode compreendem centenas de milhares de casos a menos e uma redução relativa semelhante nas hospitalizações.

“É importante lembrar que essas não são previsões”, disse Shea. “Estamos pensando sobre e se, não o que é mais provável. Portanto, olhamos para vários cenários possíveis com base em diferentes conjuntos de suposições sobre as possíveis condições futuras. Há muita coisa que pode mudar. Se virmos uma nova variante ou qualquer outra coisa inesperada acontecer, essas tendências de longo prazo podem não se manter. O vírus nos surpreendeu repetidamente. ”

Shea observou que, ao serem vacinados, todos podem contribuir para o fim da pandemia.

Fonte: Penn State News. 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários