Notícias de saúde

O que pode afetar a saúde e o desenvolvimento de prematuros?

25 de outubro de 2021 (Bibliomed). Um estudo publicado em Pediatrics revisou sistematicamente a literatura existente sobre as associações entre todos os tipos de estressores neonatais e a saúde e o desenvolvimento de bebês prematuros. As fontes de dados incluíram Embase, Medline, PsycINFO, o Índice Cumulativo para Literatura de Enfermagem e Saúde Aliada e listas de referência.

Os estudos eram elegíveis se incluíssem uma medida de estresse neonatal durante a internação na UTIN, relatassem resultados clínicos, laboratoriais e/ou de imagem relacionados à saúde e/ou desenvolvimento na alta da UTIN ou posteriormente, incluíssem bebês prematuros e fossem escritos em Inglês ou holandês.

Foram identificados 20 artigos que relataram estresse neonatal associado negativamente a desfechos clínicos, incluindo desenvolvimento cognitivo, motor e emocional, e desfechos laboratoriais e de imagem, incluindo alterações epigenéticas, funcionamento do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e desenvolvimento estrutural do cérebro. Não foram encontradas evidências sobre associações com crescimento, saúde cardiovascular, interação pais-bebê, sistema imunológico neonatal e microbioma neonatal.

Como limitação, deve-se notar que os estudos foram todos observacionais e usaram diferentes definições de estresse neonatal.

Assim, o estresse neonatal tem profundo impacto na saúde e no desenvolvimento do prematuro, e os médicos envolvidos em seu tratamento e acompanhamento devem estar cientes desse fato.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2021-050414.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários