Notícias de saúde

Comer nozes todos os dias pode ajudar a combater o estresse, diz estudo

07 de outubro de 2010 (Bibliomed). O consumo regular de nozes pode ajudar a reduzir o estresse, e seus efeitos negativos para a saúde cardiovascular, segundo recente estudo da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, entre outros benefícios, o ômega-3 contido nesse alimento pode ajudar a amenizar o aumento da pressão sanguínea que ocorre em resposta ao estresse, além de reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo.   

Avaliando 22 adultos saudáveis com níveis elevados de colesterol ruim (LDL), os pesquisadores descobriram que, quando os participantes passaram seis semanas consumindo, diariamente, 37 gramas de nozes (cerca de 18 metades) e uma colher de óleo de nozes, eles apresentaram significativamente menor pressão sanguínea em repouso e em resposta ao estresse, comparado ao período em que não tinham nozes na dieta. E o acréscimo de óleo de linhaça a essa dieta pareceu ajudar ainda mais a saúde vascular, reduzindo os níveis de marcadores inflamatórios no sangue e melhorando a dilatação arterial.

“Este é o primeiro estudo a mostrar que as nozes e o óleo de nozes reduzem a pressão sanguínea durante o estresse”, destaca Sheila G. West, que liderou o estudo. “Isso é importante porque não podemos evitar os estressores na nossa vida diária”, completa a especialista acrescentando que “uma mudança na dieta pode ajudar nosso organismo a responder melhor ao estresse”.

De acordo com os especialistas, as nozes são alimentos ricos em fibras, antioxidantes e gorduras insaturadas, particularmente ácido alfa linoleico - tipo de ômega-3 que poderia ser o componente responsável pelo efeito benéfico das nozes na pressão arterial. Por isso, os pesquisadores recomendam que as pessoas substituam os lanches gordurosos diários por uma porção de nozes.

Fonte: Pennsylvania State University. Press release. 04 de outubro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários