Notícias de saúde

Smartwatches podem detectar infecção viral antes que os sintomas

11 de outubro de 2021 (Bibliomed). Algum dia, seu smartwatch pode ser capaz de dizer se você está pegando um vírus e se você vai ficar doente - mesmo antes do início dos sintomas.
Um pequeno estudo mostrou que um smartwatch é capaz de detectar quais pacientes tiveram a gripe H1N1 e quais tiveram um resfriado comum.

Em um pequeno estudo, os pesquisadores mostraram que um dispositivo vestível, como um Fitbit ou Apple Watch, pode detectar quais pacientes tiveram a gripe H1N1 e quais tiveram um resfriado comum. O dispositivo faz isso lendo sinais biológicos, incluindo frequência cardíaca em repouso, variabilidade da frequência cardíaca e temperatura da pele.

Para o estudo, os pesquisadores deram a 31 voluntários uma dose nasal da gripe H1N1 e 18 um vírus do resfriado comum. Os participantes usaram a pulseira do sensor por quatro dias antes e cinco dias após a inoculação.

Usando apenas dados dos dispositivos, os pesquisadores puderam dizer a diferença entre os infectados e os não infectados com até 92% de precisão para o H1N1 e 88% para o vírus do resfriado. Os dados também puderam distinguir entre infecção leve e moderada um dia antes do início dos sintomas, com precisão de 90% para o H1N1 e 89% para o vírus do resfriado.

Segundo os pesquisadores, ter essas informações pode ajudar os pacientes, alertando-os para entrar em contato com seu médico. Isso, por sua vez, pode ajudar no planejamento da melhor forma de usar os recursos limitados em um momento de crise como a pandemia do coronavírus.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.28534.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários