Notícias de saúde
30 de setembro de 2021 (Bibliomed). Um homem de Illinois, nos Estados Unidos, que foi mordido por um morcego no mês passado e morreu subsequentemente foi diagnosticado com raiva, tornando-se o primeiro caso humano conhecido do vírus no estado em quase 70 anos, disseram as autoridades.
Autoridades de saúde estaduais disseram em um comunicado que o caso foi identificado como um residente de Lake County, na casa dos 80 anos, que foi mordido no pescoço por um morcego em meados de agosto.
O morcego, disseram as autoridades, foi capturado e testado positivo para o vírus. No entanto, o homem recusou o tratamento para a doença, apesar de ter sido aconselhado a iniciar o medicamento pós-exposição. Mais tarde, ele começou a sentir dores no pescoço, dores de cabeça, dificuldade em controlar os braços e outros sintomas consistentes com a raiva, antes de morrer da doença. O Departamento de Saúde Pública de Illinois disse que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA confirmaram o diagnóstico.
Autoridades de saúde de Illinois disseram que o vírus, mais comumente identificado em morcegos no estado, infecta o sistema nervoso central e costuma ser fatal sem tratamento. De acordo com o CDC, apenas entre um e três casos de raiva são relatados a cada ano, embora mais de 60.000 norte-americanos sejam vacinados após a exposição a cada 12 meses.
A agência federal informou que apenas 25 casos da doença foram registrados no país entre 2009 e 2018, sendo que sete deles contraíram o vírus fora do país. Desses 25 casos, todos, exceto dois, morreram.
Autoridades de saúde de Illinois disseram que a última vez que um caso humano de raiva no estado foi confirmado foi em 1954. Até agora, neste ano, 30 morcegos no estado deram positivo para a doença, disseram as autoridades, afirmando que mais de 1.000 morcegos são testados a cada ano devido à possível exposição humana ao vírus.
Fonte: United Press International. September 29, 2021.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também