Notícias de saúde

Illinois, nos EUA, registra morte por raiva humana depois de 70 anos

30 de setembro de 2021 (Bibliomed). Um homem de Illinois, nos Estados Unidos, que foi mordido por um morcego no mês passado e morreu subsequentemente foi diagnosticado com raiva, tornando-se o primeiro caso humano conhecido do vírus no estado em quase 70 anos, disseram as autoridades.

Autoridades de saúde estaduais disseram em um comunicado que o caso foi identificado como um residente de Lake County, na casa dos 80 anos, que foi mordido no pescoço por um morcego em meados de agosto.

O morcego, disseram as autoridades, foi capturado e testado positivo para o vírus. No entanto, o homem recusou o tratamento para a doença, apesar de ter sido aconselhado a iniciar o medicamento pós-exposição. Mais tarde, ele começou a sentir dores no pescoço, dores de cabeça, dificuldade em controlar os braços e outros sintomas consistentes com a raiva, antes de morrer da doença. O Departamento de Saúde Pública de Illinois disse que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA confirmaram o diagnóstico.

Autoridades de saúde de Illinois disseram que o vírus, mais comumente identificado em morcegos no estado, infecta o sistema nervoso central e costuma ser fatal sem tratamento. De acordo com o CDC, apenas entre um e três casos de raiva são relatados a cada ano, embora mais de 60.000 norte-americanos sejam vacinados após a exposição a cada 12 meses.

A agência federal informou que apenas 25 casos da doença foram registrados no país entre 2009 e 2018, sendo que sete deles contraíram o vírus fora do país. Desses 25 casos, todos, exceto dois, morreram.

Autoridades de saúde de Illinois disseram que a última vez que um caso humano de raiva no estado foi confirmado foi em 1954. Até agora, neste ano, 30 morcegos no estado deram positivo para a doença, disseram as autoridades, afirmando que mais de 1.000 morcegos são testados a cada ano devido à possível exposição humana ao vírus.

Fonte: United Press International. September 29, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários