Notícias de saúde

Tratamento de prevenção contra raiva em adultos é seguro e eficaz em crianças

17 de maio de 2021 (Bibliomed). Um tratamento usado para prevenir a raiva em adultos após possível exposição também parece ser seguro e eficaz em crianças, de acordo com um novo estudo publicado na revista Human Vaccines & Immunotherapeutics. O tratamento, imunoglobulina humana contra raiva, que é vendida sob a marca KEDRAB, preveniu com sucesso a raiva em 30 participantes do estudo com 17 anos ou menos.

Nos Estados Unidos, alguém é tratado para possível exposição à raiva a cada 10 minutos, e a doença causa até 60.000 mortes em todo o mundo a cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A raiva é extremamente rara no país, em parte devido à ampla vacinação de animais de estimação e programas de controle de animais, vigilância de saúde pública e disponibilidade de testes e tratamento.

Aproximadamente 40% dos casos globais de raiva envolvem crianças de 15 anos ou menos, e a maioria dos casos da doença ocorre após uma mordida de cachorro, estima a OMS. A doença é fatal em 100% dos casos, uma vez que os sintomas aparecem.

Aqueles que não foram previamente vacinados contra a raiva que foram expostos ao vírus são tratados com profilaxia pós-exposição contra a raiva, que inclui uma série de quatro doses de vacina contra a raiva dadas durante um período de duas semanas.

Para este estudo, pesquisadores nos Estados Unidos e em Israel avaliaram a segurança e eficácia do KEDRAB em 30 pessoas com menos de 17 anos com suspeita ou confirmação de exposição à raiva durante um período de 84 dias.

Cada participante foi tratado com KEDRAB próximo a locais detectáveis ??de feridas ou administrado por via intramuscular, junto com a primeira de uma série de quatro doses de vacina contra a raiva. O estudo não incluiu um grupo de controle com placebo, pois o tratamento com placebo de pacientes expostos é eticamente inaceitável devido à taxa de mortalidade de quase 100% da raiva.

Nenhum dos participantes apresentou infecção por raiva ativa em qualquer momento do estudo, e nenhuma morte ou eventos adversos graves ocorreram. Embora 70% dos participantes experimentaram algum tipo de efeito colateral após o tratamento, todos eles foram leves.

O KEDRAB já foi aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA para uso em adultos. Os resultados deste estudo foram submetidos à agência na esperança de que sejam liberados para uso em crianças.

Fonte: Human Vaccines & Immunotherapeutics. DOI: 10.1080/21645515.2020.1854000.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários