Notícias de saúde

Neutralização dependente da idade na variante SARS-CoV-2 e P.1

28 de setembro de 2021 (Bibliomed). Presume-se que a proteção de 95% contra COVID-19 seja fornecida pela vacinação com 2 doses da vacina BNT162b2 (Pfizer-BioNTech).

Em novo estudo, pesquisadores examinaram como a idade está ligada aos títulos de anticorpos neutralizantes contra a cepa SARS-CoV-2 USA-WA1/2020 inicial e a variante P.1 após 2 doses da vacina BNT162b2.

Amostras de soro foram obtidas dos participantes antes do recebimento da primeira dose e 14 dias após o recebimento da segunda dose da vacina BNT162b2.Todos os participantes mostraram respostas neutralizantes robustas contra a cepa original (USA-WA1/2020), com uma diluição de soro de título médio geométrico (GMT) de 393.

Houve respostas mais baixas contra a variante P.1, com um GMT de 91, representando uma redução de 76,8%; a diferença dependente da idade foi menor em magnitude. Foi observada uma associação negativa dos títulos iniciais de anticorpos neutralizantes induzidos pela vacina com a idade, resultando em uma capacidade reduzida de neutralizar a SARS-CoV-2 in vitro.

A idade não é identificada como um fator que contribui para a eficácia geral da vacina na análise de dados de ensaios clínicos provisórios.

No entanto, os idosos vacinados tiveram um aumento mensurável nos casos de COVID-19 entre as populações vacinadas em estudos recentes; os dados do estudo atual suportam um papel importante dos níveis de anticorpos neutralizantes nesta observação.

Acredita-se que os títulos de anticorpos neutralizantes estão fortemente correlacionados com a proteção contra a infecção; no entanto, o limite dessa proteção ainda não foi determinado com precisão. Estudos futuros devem abordar especificamente se os níveis reduzidos de anticorpos observados entre os indivíduos vacinados mais velhos levam à redução concomitante da proteção. Além disso, as variantes emergentes do SARS-CoV-2 de preocupação, incluindo P.1, B.1.1.7 e B.1.351, foram amplamente relatadas como sendo menos bem neutralizadas por anticorpos induzidos pela vacina e são responsáveis pela maioria das infecções recentes, de acordo com um relatório de maio de 2021.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2021.11656.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários