Notícias de saúde

Muito tempo livre pode tirar a sensação de bem-estar das pessoas

16 de setembro de 2021 (Bibliomed). Não é nenhuma surpresa que sentir-se constantemente pressionado pelo tempo - e pelo estresse que isso cria - pode afetar o bem-estar. Muitos estudos documentaram isso. Contudo, um novo estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou que ter muito tempo livre também pode diminuir a sensação de bem-estar.

De acordo com os pesquisadores, o tempo livre excessivo pode diminuir o bem-estar porque as pessoas sentem que não estão sendo produtivas. "Produtivo" significa mais do que simplesmente estar ocupado, explicam os autores, que acrescentam que a ocupação se tornou uma espécie de "símbolo de status" na sociedade de hoje - um sinal de que uma pessoa é importante.

Sentir-se produtivo é diferente: está relacionado ao nosso senso de propósito na vida. E isso pode faltar quando as pessoas têm muito tempo disponível, ressaltam os pesquisadores.

O novo estudo envolveu alguns conjuntos de dados. Primeiro, os pesquisadores usaram duas pesquisas nacionais que perguntaram aos americanos sobre o uso do tempo e o bem-estar subjetivo. Em um, de mais de 13.600 adultos que trabalham, aqueles com menos tempo livre - uma hora ou mais por dia - tenderam a dar notas mais baixas à sua satisfação com a vida.

A segunda pesquisa descobriu o mesmo, mas também sugeriu que a abundância de tempo livre não é melhor. Essa pesquisa incluiu mais de 21.700 americanos, empregados e não empregados. Embora a falta de tempo livre estivesse relacionada a um menor bem-estar, os benefícios do tempo extra pareciam se estabilizar em duas horas por dia: ter mais tempo livre do que isso não deixava as pessoas mais felizes. E o bem-estar começou a cair quando as pessoas tiveram mais de cinco horas de tempo livre.

Para o estudo, tempo livre foi definido como o tempo gasto fazendo o que se quer, não em atividades obrigatórias como trabalho, tarefas domésticas e consultas odontológicas. Claro, as pessoas podem ter pouco tempo livre, ou muito tempo, por vários motivos. Os pesquisadores descobriram que o menor bem-estar entre as pessoas com muito tempo livre não era explicado pelo desemprego ou aposentadoria, ou por ser solteiro ou sem filhos.

Mas também há a questão de como as pessoas gastam seu tempo livre. Portanto, os pesquisadores queriam ver se o tempo livre gasto de forma produtiva era diferente de ociosidade. Eles realizaram um experimento no qual os participantes imaginavam ter uma quantidade moderada de tempo livre a cada dia, cerca de 3,5 horas, ou muito tempo, cerca de 7 horas. Os autores também imaginaram gastar esse tempo de forma produtiva, como hobbies, se exercitando ou brincando com os filhos, por exemplo, ou de forma improdutiva, como assistir TV. No geral, os participantes sentiram que seu bem-estar pioraria se tivessem muito tempo livre - mas apenas se fosse improdutivo.

Fonte: Journal of Personality and Social Psychology. DOI: 10.1037/pspp0000391.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários